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BlueAuto (BA) – “Esta nova gama de carregadores rápidos é disruptiva em relação à oferta atual do mercado”. A afirmação é sua e foi feita na apresentação da gama de carregadores i-charging. Quer explicar-nos por que a considera disruptiva e diferenciadora?
Pedro Moreira da Silva (PMS) – A gama blueberry tem características que não se encontram em nenhum outro produto no mercado. Toda a gama pode fornecer até 1000 V, sendo por isso compatível com todos os veículos ligeiros e também pesados o que ainda não acontece com todos os carregadores no mercado; a potência pode ir até 600kW podendo ir mais além se e quando o mercado necessitar pois a gama é escalável; a flexibilidade de configurações e de número de saídas; as interfaces, sejam no carregador sejam através de dispositivos móveis, são poderosas quer para o utilizadores quer para as equipas técnicas; a diversidade de meios de pagamento oferecidas; a colecta intensiva de dados dos carregadores; a novíssima funcionalidade plug&carge; o sistema patenteado de gestão de cabos de carregamento longos; o seu design; a possibilidade de ser usado para passar conteúdos no seu generoso display; e acima de tudo a tecnologia dynamicblueTM que está patenteada e que permite uma optimização de operação que está para lá de tudo o que existe actualmente.
BA – O que é a tecnologia “dynamicblue”? Em que se distingue das outras tecnologias atuais?
PMS – A tecnologia dynamicblueTM, que patenteamos, tem a ver com alocação dinâmica de potencia a cada saída em utilização. É graças a ela que conseguimos escalabilidade, flexibilidade, e acima de tudo a carga simultânea e sequencial combinadas. Este conceito é totalmente novo e permite ganhos de operação significativos, por exemplo na carga de frotas, ou na exploração de áreas de carregamento com vários carregadores.
BA – Que diferentes tipos de carregadores estão disponíveis?
PMS – A gama é vasta mas sempre feita com 3 modelos : blueberryTM de 50kW e até 2 saídas; blueberryPLUSTM de 100 a 600kW e até 2 saídas; blueberryCLUSTERTM de 100 a 600kW e até 4 saídas. Mais tarde vão ser introduzidas combinações que permitem escalar a potência instalada e o número de saídas até onde se pretender num único sistema em vez de somar carregadores.
BA – Os carregadores rápidos hoje disponíveis na rede pública nacional disponibilizam potências à volta dos 50 kW; e a rede de supercarregadores Tesla chega aos 150 kW, nalguns casos 250 kW… Como é possível oferecer 600 kW potência de carregamento?
PMS – Há uma característica muito importante no blueberryTM que é a tecnologia dynamicblueTM : um carregador pode ter várias saídas e alocar em cada instante a cada uma delas a potencia necessária ao veículo em questão. Assim um carregador de 600kW com por exemplo 2 saídas pode fornecer 300+300 kW ou 350+250 kW e por aí fora.
Para além disso, actualmente há veículos ligeiros que aceitam até quase 300kW, mas há veículos pesados que aceitam mais. E em breve a potencia vai subir ainda mais, pelo menos no caso dos pesados. Se um veículo necessitar de 500kW o mesmo exemplo de configuração pode fornecer 500 + 100 kW. A gama blueberryTM está por isso adaptada para os veículos actuais e para os futuros.
BA – Em termos práticos, qual é a velocidade de carregamento possível com potências de 600 kW? E isso pode ter aplicação prática, sabendo que a velocidade depende também do sistema interno do veículo elétrico?
PMS – A velocidade de carregamento está sempre relacionada com a potencia usada, que terá de ser possível quer pelo veículo quer pelo carregador, e com a capacidade da bateria a carregar. Se a tecnologia da bateria e o sistema interno do veículo aceitarem 600kW, em 10 minutos carrega-se 100 kWh. Então para um consumo do veiculo por exemplo entre 20 e 200 kWh / 100km, nesse tempo carrega-se entre 500 e 50 km.
BA – A quem se destinam os carregadores “blueberry”? Também aos utilizadores particulares de veículos elétricos?
PMS – Um utilizador particular usará os blueberryTM apenas em carregamento público, mas uma frota pode ter blueberryTM para seu uso próprio
BA – E a que mercados? Nacional, internacional?
PMS – O mercado da i-charging é global
BA – Que outras características desta gama de carregadores merecem destaque?
PMS – Conforme a resposta 1. há várias, mas destacava o seu design e interfaces atractivos, e a possibilidade de poder passar conteúdos, o que pode constituir uma fonte de receita adicional para quem o explora.
BA – Uma questão mais genérica… A velocidade a que se consegue carregar as baterias é vista ainda como uma das grandes limitações à democratização da mobilidade elétrica. Alguém comentou mesmo que os veículos elétricos a bateria só serão verdadeiramente universais no dia em que o carregamento elétrico levar o mesmo tempo em que se abastece o depósito de gasolina. Na sua opinião de especialista, até onde poderá chegar a tecnologia, em termos de velocidade de carregamento?
PMS – Embora não compartilhe da opinião que menciona, pois há muitos factores que tornam desejável a generalização dos veículos eléctricos que se sobrepõem ao “incómodo” de esperar alguns minutos, a começar pela sustentabilidade, essa questão existe interiorizada para os veículos ligeiros e deve ser esclarecida.
Terá a ver com um modelo de utilização ao qual estamos acostumados há muito, de ir à bomba de combustível abastecer quando necessitamos, onde na realidade perdemos sempre alguns minutos mesmo se não fizermos a paragem técnica para nos reabastecermos também. Mas em geral os veículos são carregados em carga lenta enquanto estão parados, o que demora apenas alguns segundos a iniciar. Quando ocasionalmente usam a carga rápida, quanto maior for a potencia utilizada mais autonomia repõem num dado tempo.
BA – A tecnologia das baterias actualmente usadas em ligeiros permite cargas entre 2C e 3C, o que não permite baixar uma carga completa abaixo de 20 minutos mesmo se estiver sempre a 3C, o que não é o caso.
PMS – A evolução das baterias pode vir a permitir baixar este valor, mas não esqueçamos que isso implicará maior potencia dos carregadores e sistemas internos dos veículos
BA – A atividade da i-charging não se limita aos carregadores. Que outros produtos disponibiliza?
PMS – A i-charging tem um foco grande nos sistemas de carregamento e soluções complementares de operação e de integração com a rede eléctrica. Por isso disponibiliza soluções de energia solar e armazenamento, e plataformas de auxilio à operação.
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